A Instituição “Matthew’s Friends” foi criada na Inglaterra no ano de 2004 por Emma Williams, mãe de Mathhew, um menino com Síndrome de Dravet, que teve suas crises controladas através da Dieta Cetogênica. O objetivo da Instituição é proporcionar acesso a este tratamento dietoterápico aos pacientes com epilepsia de difícil controle medicamentoso através de uma clínica especializada.
Emma Williams and Matthew
Integrantes da ABE participaram do 4º Simpósio sobre Dieta Cetogênica organizado pela “Mathhew’s Friends” que ocorreu em Liverpool, Inglaterra, em outubro de 2014. Foram quatro dias de vivência com profissionais da saúde (neurologistas e nutricionistas) seguidos de um dia de experiência com os familiares e pacientes com epilepsia.
Fizemos um breve resumo sobre os temas abordados no Simpósio e acrescentamos o link dos respectivos vídeos. Confira abaixo:
1º dia
A conferência teve início na terça feira com uma reunião de nutricionista na parte da manhã, seguido de sessões de abertura para o programa profissional no período da tarde. Após o encerramento das sessões, a “Matthew’s Friends” organizou uma recepção de boas vindas, favorecendo a troca de experiência entre os profissionais de diversas partes do mundo.
Vídeo: Clique aqui e confira tudo o que aconteceu no primeiro dia.
2º dia
Quarta-feira de manhã abordou-se o tema da Dieta Cetogênica para o tratamento de síndromes epilépticas específicas, como: Síndromes de Dravet, Doose, Angelman, espasmos infantis, estado de mal epiléptico e esclerose tuberosa. Na parte da tarde, ouvimos apresentações sobre os possíveis “mecanismos de ação” da Dieta Cetogênica, ou seja, como e por que a dieta é capaz de reduzir as crises epilépticas. Ao final do dia ocorreu a sessão de pôsteres, mostrando os novos estudos sobre o assunto.
Vídeo: Clique aqui e confira tudo o que aconteceu no segundo dia.
3º dia
Discutiu-se os efeitos secundários da Dieta Cetogênica, ou seja, seus efeitos sobre a cognição, aprendizagem, comportamento e saúde dos ossos. O Dr. Eric Kossoff (médico neurologista da Universidade Johns Hopkins – Estados Unidos) falou sobre o uso a longo prazo da Dieta Cetogênica e em seguida um grupo de nutricionistas falou sobre sua aplicação clínica. Foi abordada a utilização da dieta em crianças e adultos e em situações específicas (pacientes em estado de mal epiléptico). Emma Williams (mãe de Matthew) falou sobre o trabalho de apoio fornecido às famílias e a maneira mais adequada para se adaptar à nova rotina atribuída pela Dieta Cetogênica.
Vídeo: Clique aqui e confira tudo o que aconteceu no terceiro dia.
4º dia
Sexta feira a conferência se iniciou com a apresentação da Dieta Cetogênica em diferentes culturas e costumes. Em seguida, discutiu-se seu uso em pacientes com doença mitocondrial e condições metabólicas específicas, incluindo piruvato desidrogenase e deficiência de Glut-1 (transportador de glicose para o cérebro). A sessão seguinte abordou um tema novo referente ao tratamento do câncer através da Dieta Cetogênica. A Conferência teve seu desfecho através de discussões sobre o futuro da Dieta Cetogênica.
Vídeo: Clique aqui e confira tudo o que aconteceu no quarto dia.
Último dia: Encontro com as famílias
Foi um dia de troca de experiências entre os profissionais da saúde e as famílias. Houve a exposição de novas fórmulas enterais, degustação de novas receitas preparadas por um Chef de cozinha, exposição de novos livros sobre a Dieta Cetogênica e também programas de interação para as crianças.
Vídeo: Clique aqui e confira tudo o que aconteceu nesse magnífico encontro.
Em 2016, em Banff no Canadá, ocorrerá o 5º Simpósio sobre a Dieta Cetogênica.
Caso tenha interesse clique aqui para obter maiores informações sobre o evento:
Imagens de propriedade da Matthew’s Friends
Texto de Marcela Gregório