TELEFONE

Fale Conosco

E-MAIL

Envie Já!

Sobre nós

A instituição

A epilepsia é uma das doenças neurológicas crônicas mais comuns. Estima-se que existam atualmente cerca de 8.000.000 de pessoas com epilepsia na America Latina, sendo que cerca de 3.500.000 delas não recebem tratamento médico adequado.

As repercussões sociais e psicológicas das epilepsias são enormes, assim como os problemas enfrentados pelas pessoas com epilepsia e seus familiares. A estigmatização, discriminação e preconceitos enfrentados por eles dificultam  a inserção na sociedade, principalmente no que se refere a obtenção e manutenção de empregos e relacionamento interpessoal, o que levando  a dificuldades econômicas para sobreviver e obter os medicamentos anti-crise.

Sabe-se que, com o tratamento médico adequado, a maioria dos pacientes das pessoas com epilepsia  (70%) tem evolução favorável, com controle das crises epilépticas e melhora da qualidade de vida.

A ABE é uma sociedade sem fins lucrativos, capítulo oficial do  International Bureau for Epilepsy, que trabalha na divulgação de conhecimentos relativos às epilepsias e e luta por uma melhora qualidade de vida para as pessoas com epilepsia. A ABE é composta por pessoas com epilepsia, seus familiares, interessados pelo tema,  médicos, neurocientistas e outros profissionais da área de saúde.

Nossos objetivos principais são:

    • Promover o entendimento geral das epilepsias;
    • Disseminar conhecimentos e fornecer subsídios para o melhor entendimento médico e social das epilepsias;
    • Divulgar conhecimentos à população em geral para diminuir o estigma e o preconceito;
    • Lutar pelo fornecimento regular dos medicamentos anti-crise nos Postos de Saúde e Hospitais Públicos;
    • Lutar pela conquista de direitos para as pessoas com epilepsia.

 

História

A ABE foi fundada em 1987 pelo   Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro, com auxílio de vários colegas e estudantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).

Presidentes: Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro. Sucederam-no a Dra. Marly de Albuquerque em 2001, a Dra. Elza Márcia Targas Yacubian em 2004, a Dra Laura M. F. Ferreira Guilhoto em 2006, o Dr. Luis Otavio Ferreira Caboclo em 2010, a Dra Laura M. F. Ferreira Guilhoto em 2014, o Dr. Bruno Araújo Torres em 2016, Maria Alice A. M. Mello Susemihl 2017- meados de 2023.

Atualmente  a ABE é presidida pelo Dr Lécio Figueira Pinto